Horacio Quiroga

Contos4

Horacio Silvestre Quiroga Forteza, nascido em Salto em 1879, foi um escritor uruguaio radicado na Argentina. Famoso por seus contos que tratam de eventos fantásticos e macabros, seguindo a linha de Edgar Allan Poe, e de temas relacionados à selva, sobretudo a região de Misiones, na Argentina. É considerado um dos maiores contistas da literatura hispano-americana.

Sua obra toma lugar entre o declínio do modernismo e o surgimento das vanguardas. Tragédias pessoais marcaram e influenciaram profundamente sua escrita. A morte prematura do pai e posteriormente o suicídio de seu padrasto, de sua primeira esposa e de seus três filhos, além do episódio envolvendo seu amigo Federico Ferrando, o qual Horacio acidentalmente atirou e matou. Quiroga cometeu suicídio em 1937, após ter sido diagnosticado com câncer.

Contos de amor de loucura e de morte é o primeiro livro de contos de Horacio e traz histórias como “O solitário”; “A galinha degolada”; “O travesseiro de pluma” entre outras. Uma obra indispensável para amantes da literatura fantástica. Nossa edição especial é em formato 14×21, com ilustrações internas e tradução por Renata Moreno.

Contos5

(…) Alicia foi extinguindo-se em subdelírio de anemia, agravado à tarde, mas que cedia sempre nas primeiras horas. Durante o dia sua doença não avançava, mas a cada manhã amanhecia lívida, quase em síncope. Parecia que unicamente à noite a vida lhe saía em novas ondas de sangue. Ao acordar tinha sempre a sensação de haver desabado na cama com um milhão de quilos em cima. Desde o terceiro dia este afundamento não a abandonou mais. Mal podia mover a cabeça. Não quis que lhe arrumassem a cama, nem que lhe ajeitassem o travesseiro. Seus terrores crepusculares avançaram em forma de monstros que se arrastavam até a cama e subiam dificultosamente pela colcha. (…)
(Horacio Quiroga, “O travesseiro de plumas”, Contos de amor de loucura e de morte)

(11) 3672 8144 – Grande São Paulo
0800-558144 – Demais localidades
Rua Alegrete, 62 - Sumaré
São Paulo/SP, 01254-010