Mitologia, como literatura

mitologia2
Miolo de O livro da Mitologia

Thomas Bulfinch abre sua clássica obra O livro da Mitologia: a idade da fábula, de 1855, afirmando que sem o conhecimento da Mitologia, nossa literatura não poderia ser compreendida e apreciada. É utilizando esse pensamento que o autor desenvolve seu livro, tido por muitos como uma obra de referência para o estudo de apreciadores e cultores da área.

Apesar de Bulfinch fazer um passeio pelas mitologias mais conhecidas, como o mito de Prometeu e Pandora ou Thor, ele também narra mitos que pouco foram interpretados dentro da nossa cultura contemporânea, como o mito de Glauco e Cila, que conta a história de um pescador que se apaixona por uma bela ninfa.

CHM CAPAS.indd
Marvel Comics

Os mitos sempre fizeram parte do imaginário humano e apesar de a mitologia grega ser a mais conhecida, O Livro da Mitologia, aborda histórias incríveis presentes em várias partes do globo, como a mitologia nórdica e a indiana, provando que a humanidade sempre desenvolveu e sempre desenvolverá literatura, pautada por crenças ou não. Alguns mitos podem até ser interpretados e adaptados aos nossos dias atuais, comLoki_Marvel_XPo a história da Fênix, um pássaro que nasce das cinzas, uma clara alusão à capacidade de superação da humanidade. É comum também encontrarmos a presença da mitologia nas famosas HQs, ou gibis. A grande editora de quadrinhos Marvel tem todo um universo de super-heróis e deuses ambientados no mundo de Thor:  em suas histórias há a presença de Odin e até mesmo Loki, que continua sendo o vilão de Asgard.

A existência de mitos é importante para o imaginário coletivo, pois sua essência é ser e perpetuar uma representação de um povo ou tribo, expressar e explicar o mundo na visão dessas pessoas e transmitir essas crenças e histórias para gerações futuras.

 

Se considerarmos que os únicos ramos úteis do conhecimento são aqueles que concorrem para o aumento de nosso patrimônio material ou nosso status social, então a Mitologia não pode ser apresentada nessa categoria. Mas se há utilidade naquilo que nos faz melhores e mais felizes, então poderíamos reclamar essa classificação para o assunto desta obra. Pois a Mitologia é a camareira da literatura; e a literatura é uma das melhores aliadas da virtude e da promoção da felicidade.

Thomas Bulfinch

mitologia3

 

Autor: Thomas Bulfinch
ISBN: 978-85-7232-959-0
Tradutor: Luciano Alves Meira
Valor: R$ 79,90
Paginas: 655
Formato: 17 x 23 cm
Apêndice: mais de 50 páginas de textos escritos por especialistas no assunto.