Elementar!

sherlock1Criado por Sir Arthur Conan Doyle em 1887, Sherlock Holmes continua sendo um dos mais atraentes personagens dos romances policiais. O investigador inglês ficou famoso por usar métodos científicos e lógica dedutiva para solucionar seus mistérios. Com a ajuda de Dr. Watson, médico e ex-combatente do exército inglês, Holmes desvenda inúmeros mistérios que ocorrem na Londres Vitoriana.

O primeiro romance escrito por Conan Doyle foi Um estudo em vermelho, que fora editado e publicado na revista Beeton’s Christmas Annual. Neste romance, Sherlock Holmes é solicitado pela polícia, a Scotland Yard, para desvendar um terrível enigma: um homem é encontrado morto, sem ferimentos e com apenas uma expressão de pavor em seu rosto. Na parede do quarto onde a vítima se encontra, uma palavra está gravada em sangue, “Rache”. Todas as histórias de Sherlock despertam no leitor a curiosidade e a busca por justiça.

doctor-watson-jude-law-robert-2536732-1600x1200
Os atores Jude Law e Robert Downey Jr. como Dr. Watson e Sherlock Holmes

Muitos anos após a morte de seu autor, Sherlock Holmes ainda rende enredos inspirados em suas aventuras. Em 2009, o diretor Guy Ritchie lançou um filme sobre Holmes, com Robert Downey Jr. no papel de Sherlock e Jude Law interpretando o Dr. Watson. O filme foi um sucesso e rendeu uma sequência em 2011, Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras.

sherlock-benedict-martin
Os atores Martin Freeman e Benedict Cumberbatch como Dr. Watson e Sherlock Holmes

Em 2010, o canal inglês BBC produziu um seriado intitulado Sherlock, onde o famoso investigador vive nos dias atuais e tenta desvendar os crimes que ocorrem na Londres moderna. A emissora estadunidense CBS seguiu pelo mesmo caminho e, em 2012, lançou Elementary, uma série americana ambientada na moderna Nova York.

Hoje, na rua Baker Street, a casa 221b (uma escolha fictícia de Conan Doyle) é um museu com fotos das inúmeras encenações das histórias do detetive em teatros e filmes, além de conter objetos pessoais de Sherlock e Dr. Watson. E pra quem é muito fã, e estiver em Londres, há o famoso pub Sherlock Holmes Pub, todo decorado ao estilo sherlockiano.

sherlock3
Miolo Sherlock Holmes Volume I – Romances

Todos os magníficos contos e romances publicados por Conan Doyle estão reunidos em dois tomos especiais lançados pela Martin Claret. Os dois livros ainda possuem apêndices com diversos textos de mestres e doutores em Letras e Jornalismo explicando um pouco mais sobre o universo sherlockiano.

Saiba mais sobre os dois volumes no site da Martin Claret:

Volume I – Romances

Volume II – Contos