Jane na tela

Não há dúvidas de que Jane Austen é uma das autoras inglesas mais queridas dos amantes da literatura clássica. Ela conseguiu criar personagens dotadas de sabedoria e que criticavam a sociedade ao seu redor.  As protagonistas na obra de Jane lutam para serem tratadas como criaturas racionais que são capazes de ser muito mais do que senhoritas apaixonadas.

O sucesso de Jane Austen é tão grande, que todos os seus romances ganharam inúmeras adaptações para as telas do cinema e da TV. Nesse post, apresentaremos as mais interessantes e impactantes.

Orgulho e preconceito (2005)

Orgulho-e-Preconceito-2
Keira Knightley e Matthew MacFadyen

É a adaptação cinematográfica mais recente. Fez muito sucesso por trazer dois grandes atores com atuações maravilhosas nos papéis principais, Keira Knightley interpreta Elizabeth Bennet e Matthew MacFadyen dá vida ao Sr. Darcy.

O enredo conta a história das cinco irmãs Bennet, Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan), que foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que sonha em lhes encontrar maridos que garantam o futuro das meninas. Mas, com o apoio do pai (Donald Sutherland), Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido. A vida das irmãs muda com a chegada do Sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico que passa a morar na mansão vizinha e seu amigo, o encantador Sr. Darcy (Matthew MacFadyen).

O longa foi indicado para quatro categorias do Oscar 2006, incluindo Melhor Atriz (Keira Knightley), Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte. A trilha sonora, composta por Dario Marianelli exclusivamente para o filme, é uma beleza a parte.

Razão e Sensibilidade (1995)

razc3a3o-sensibilidade
Emma Thompson, Kate Winslet e Gemma Jones

Adaptação com um grande elenco, em performances incríveis. Emma Thompson, que além de ser a roteirista, interpreta a irmã mais velha Elinor Dashwood e Kate Winslet interpreta Marianne Dashwood. Bastante fiel ao livro, a história narra os acontecimentos após a morte do pai das duas irmãs e a série de problemas que isso causa em suas vidas. Elinor é prática e racional, já Marianne é romântica e sensível, essa diferença entre as irmãs faz com que tenham perspectivas divergentes sobre o que é o amor. Hugh Grant aparece como o cativante Edward Ferrars e o papel de Coronel Brandon, um dos pretendentes das irmãs, fica com o espetacular Alan Rickman. O filme ganhou o Oscar de 1996 de Melhor Roteiro Adaptado e dois Globos de Ouro, incluindo Melhor Filme.

Persuasão (2007)

6a00d83467174c53ef01310f3e67c0970c
Sally Hawkins e Rupert Penry-Jones

Com elenco talentoso e fotografia impecável, a telessérie dividida em três partes narra a história da jovem solteira e infeliz Anne Elliot (Sally Hawkins) que tem de lidar com as dificuldades financeiras de sua família. Não bastando todos os reveses, o destino prega-lhe uma peça quando o capitão Frederick Wentworth (Rupert Penry-Jones) retorna a sua vida oito anos depois que a família dela a aconselhou a não aceitar o pedido de casamento dele. Mas agora Wentworth está rico e rodeado de belas pretendentes. Anne, então, será desafiada a provar que lamenta pela decisão tomada no passado e que durante todos esses anos sempre o amou verdadeiramente.

Emma (1996)

austensummpage_1645706c
Gwyneth Paltrow

A atriz Gwyneth Paltrow, ganhadora do Oscar de melhor atriz por Shakespeare Apaixonado, dá vida à espevitada Emma e Jeremy Northam interpreta Mr. Knightley. O longa conta a história de Emma Woodhouse, uma jovem inteligente e cheia de si que decide atuar como cupido para as pessoas que a cercam, na tentativa de tornar todas felizes como ela.

Palácio das Ilusões (Mansfield Park) (1999)

AA2LYhN
Jonny Lee Miller e Francis O’Connor

Com algumas diferenças do romance original, Palácio das Ilusões conta a história de Fanny Price (Francis O’Connor) que, ainda bem jovem, é levada para morar na casa de seus tios, na enorme propriedade de Mansfield Park. Sempre destratada pelas primas, seu único amigo passa a ser Edmund Bertram (Jonny Lee Miller), seu primo mais novo. A chegada dos novos vizinhos, os irmãos Henry e Mary Crawford trazem uma confusão de sentimentos na casa, especialmente pela afeição que Henry passa a cultivar por Fanny.

A Abadia de Northanger (2007)

jj-feild-with-felicity-jones-in-the-jane-austin-epic-northanger-abbey-picture-by-colm-hogan-itv-plc-802879940
J. J. Feild e Felicity Jones

Catherine Morland (Felicity Jones) é convidada para conhecer a cidade de Bath, onde ela busca viver uma aventura como as que conhece de seus livros. Ela acaba conhecendo os irmãos John e Isabella Thorpe, e também Henry e Eleonor Tilney. Ao vivenciar esse universo de famílias ricas, sua curiosidade e fascínio por aventuras acabam levando Catherine a acreditar que os Tilney guardam um terrível segredo.

Depois de ler sobre todas essas magnificas adaptações, abaixo estão três produções sobre a nossa autora favorita.

Amor e Inocência (2007)

Becoming-Jane-becoming-jane-26988319-2048-1368
James McAvoy e Anne Hathaway

Com um título mais interessante em inglês (Becoming Jane), Amor e Inocência conta a biografia da nossa tão querida autora, afinal, ela merecia um belo filme depois de nos presentear com “roteiros” para tantas produções cinematográficas. O filme é baseado em deduções e fatos tirados de cartas escritas pela própria Jane Austen. O enredo conta a trajetória da jovem Jane ainda nos prematuros rascunhos de seus primeiros romances. Coube a Anne Hathaway o papel de Austen, e o suposto interesse amoroso dela, Tom Lefroy que dizem ter servido de inspiração para a criação do icônico Mr. Darcy, é interpretado por James McAvoy.

O Clube de Leitura de Jane Austen (2007)

clube-de-leitura-de-jane-austen-2
Elenco do filme

O filme conta a história de seis amigos que se reúnem e formam um clube do livro para discutir todos os romances de Jane Austen. Ao passo que vão lendo cada uma das obras de Jane, os membros do grupo lidam com situações em suas vidas pessoais que se relacionam com os enredos dos livros de Austen, dessa forma, eles adaptam filosofia e aprendizado da autora para suas próprias vidas.

Miss Austen Regrets

Miss-Austen-Regrets-miss-austen-regrets-16026985-800-600
Olivia Williams e Imogen Poots

Em 2007, o canal britânico BBC estreou a telessérie Miss Austen Regrets. Baseada em cartas que a autora trocava com sua irmã Cassandra e sua jovem sobrinha Fanny. A trama retrata a história da relação entre Jane e Fanny, uma vez que Jane precisa ajudar sua sobrinha na escolha de um bom companheiro. Embora Jane Austen nunca tenha se casado, a série a retrata como uma pessoa que entende muito sobre as questões do amor. A adaptação ainda conta com Tom Hiddleston interpretando John Plumptre, o jovem interesse amoroso de Fanny.