Robin Hood

Um dos nossos projetos mais legais e do qual nos orgulhamos muito é o nosso livro As aventuras de Robin Hood, escrito pelo consagrado ilustrador e escritor norte-americano Howard Pyle.

Pyle criou e ilustrou sua própria versão da balada medieval que conta a história de um fora-da-lei que, com a ajuda de seus amigos João Pequeno e Frei Tuck, roubava da nobreza para dar aos pobres na época do Rei Ricardo Coração de Leão. Robin Hood era hábil no arco e flecha e vivia na floresta de Sherwood. A lenda medieval diz que teria vivido no século XIII e ficou imortalizado como “Príncipe dos ladrões”. Figura ao lado de Rei Arthur como um dos maiores heróis da Inglaterra.

Robin Hood é um personagem tão adorado e intrigante que recebeu inúmeras adaptações cinematográficas ao longo dos anos. Aqui nós vamos comentar algumas das mais inesquecíveis.

Em 1973 a Walt Disnrobin-hood-disneyey produziu um filme/animação baseado na história de Robin Hood, porém, nessa adaptação o herói era “interpretado” por uma raposa e todos os personagens da trama também eram animais, João Pequeno, por exemplo, um urso, Frei Tuck um texugo.

Em 1991 veio a primeira adaptação do herói com um ator de peso: coube a robin-hood-kevin-costnerKevin Costner o papel principal. A trama era um pouco diferente da original. No enredo do filme, Robin de Locksley é um jovem cavaleiro que após retornar de uma Cruzada descobre que seu pai foi morto por capangas do xerife de Nottingham. O xerife é a favor do Príncipe João no poder. Porém, Robin se une a Azeem e um bando da floresta de Sherwood para planejar o retorno do nobre rei Ricardo Coração de Leão ao trono.

Robin-Hood_2260530cJá no ano de 1993 um filme comédia sobre a história de Robin foi lançado. Aqui no Brasil recebeu o nome de A Louca! Louca História de Robin Hood, e é uma sátira da lenda de Robin de Locksley. Ele e seus companheiros combatem o príncipe John e o xerife Nottingham.

Em 2010, Hcrowe-cate_1624721collywood tentou fazer uma nova versão da lenda e escalou Russel Crowe como Robin Hood e Cate Blanchett como Lady Marion, o interesse amoroso do herói. Essa versão é menos fiel se compararmos com a estrelada por Kevin Costner. No filme de Crowe, Robin Hood que não é o verdadeiro Robin de Locksley e sim um amigo dele que assumiu sua identidade após a morte do verdadeiro em uma batalha no início do filme.

Uma nova adaptação sobre Robin Hood está ganhando vida. Previsto para 2017, o longa contará a origem do herói.

IMG_2821As aventuras de Robin Hood
Autor: Howard Pyle
ISBN: 978-85-7232-960-6
Tradutor: Luiz Fernando Martins
Paginas: 309
Formato:16x23cm

Disponível na Amazon