Contos russos

Processed with VSCOcam with c1 presetNeste mês nós lançamos o segundo tomo dos Contos Russos. Os autores que compõe essa edição são Ivan Turguênev, com o conto O primeiro amor e Nikolai Leskov com Lady Macbeth do distrito de Mtsensk. Duas obras-primas da literatura russa que evidenciam o contraste entre o realismo e o naturalismo.

Ivan Turguênev foi um romancista e dramaturgo russo. Nasceu em uma família de proprietários rurais, mas ainda jovem mudou-se para Moscou, ingressou na Universidade de São Petersburgo para estudar filosofia e com 19 anos publicou seu primeiro livro, uma coletânea de poemas. Estudou também na Alemanha, na Universidade de Berlim, onde teve contato com as ideias de Hegel, que influenciariam suas obras posteriores. Turguênev tornou-se o primeiro escritor russo a ser reconhecido na Europa ocidental.

Nikolai Leskov foi um escritor russo com características niilistas que abandonou os estudos para ser funcionário público. Sua primeira obra não foi bem recebida pela crítica, chegou a ser criticado por Ivan Turguênev, que o considerou um autor retrógrado, porém, seus romances descrevem com perfeição a vida na Rússia daquela época.

Publicada em 1865, Lady Macbeth do distrito de Mtsensk conta a história de Catierina Lvovna, a jovem e entediada esposa de um comerciante que se transforma em uma cruel assassina. Muitos a veem como a caracterização da libertação feminina em relação ao domínio patriarcal. Esse conto de Turguênev inspirou a ópera de mesmo título do compositor russo Dimitri Shostakovitch.

O conto de Ivan Turguênev conta a história de um garoto de 16 anos que se apaixona pela vizinha Zinaída, porém, a menina é filha de uma princesa e dona de uma beleza arrebatadora. Em 2007, foi lançado o curta-metragem Moya Lyubov (Meu Amor) inspirado pelo conto. O curta foi dirigido por Aleksandr Petrov e em 2008 foi indicado ao Oscar.

Processed with VSCOcam with c1 presetContos Russos – Tomo II
Autores:  Ivan Turguênev e Nikolai Leskov
ISBN: 978-85-440-0021-2
Tradutor: Oleg Almeida
Paginas: 202
Formato: 14x21cm

Disponível na Amazon