Poe

Edgar Allan Poe teve uma vida breve, viveu apenas 40 anos. Mas isso não o impediu de ser reconhecido como o inventor da ficção policial nos Estados Unidos e um dos primeiros escritores americanos a mergulhar no mundo dos contos. Poe criou histórias cheias de mistérios macabros e envolventes.

Entre suas principais obras estão os contos Os Assassinatos da Rua Morgue, O Gato Preto, O Poço e o Pêndulo.  Poe também se aventurou no mundo da poesia: os mais conhecidos são O Corvo e O Verme Vencedor.

Neste mês nós lançamos o primeiro volume de uma coletânea de contos do escritor. Serão três volumes e o primeiro, intitulado Contos de Suspense e Terror, conta com as incríveis histórias: “O Coração Delator”, “William Wilson”, “Metzengerstein”, “O Barril de Amontillado”, “A queda da Casa de Usher”, “O gato preto”, “O enterro prematuro” e “O poço e o pêndulo”. Desses cinco contos o mais famoso é, sem dúvidas, a história sobre Usher.

Em 1928, o cineasta Jean Epstein se inspirou no conto de Poe e lançou o filme La chute de la maison Usher (A queda da Casa de Usher). O filme conta a história de Sir Roderick Usher, que envia um pedido de auxílio a um amigo, pois a sua irmã gêmea Madeline está morrendo sob estranhas circunstâncias. Ao chegar à mansão Usher, o amigo descobre estranhos acontecimentos ligados aos quadros de Madeline.

A vida de Poe também ganhou adaptações cinematográficas. Em 2012, um filme estadunidense intitulado “O Corvo” transforma em ficção os últimos dias da vida de Poe. O enredo se desenvolve a partir da descoberta de um cadáver de uma mulher morta por estrangulamento dentro de um apartamento trancado e com as janelas pregadas. O detetive que cuida do caso, Emmett Fields, percebe similaridades com o conto policial de Poe, “Os Assassinatos da Rua Morgue” e resolve investigar o escritor. Porém, enquanto Fields confronta Poe, outros crimes e assassinatos inspirados em suas histórias continuam acontecendo e a polícia percebe que estão diante de um serial killer.

A coletânea possui tradução e notas de Eliane Fittipaldi Pereira e Kátia Maria Orberg.

Contos de Suspense e Terror
Autor:  Edgar Allan Poe
ISBN: 978-85-440-0103-5
Tradutoras: Eliane Fittipaldi Pereira e Kátia Maria Orberg
Paginas: 218
Formato: 23 x 16

Links para compra: Livraria CulturaAmazon

Processed with VSCOcam with q8 preset