Halloween!!!

O dia das bruxas chegou! Apesar de ser uma festa que ocorre nos países anglo-saxônicos, como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra etc., aqui no Brasil é comum encontrar vários lugares, principalmente no comércio, decorados com bruxas, abóboras e caveiras. Porém poucas pessoas sabem a história dessa comemoração.

Há duas possíveis origens para essa festa: a primeira é a origem pagã, que tem a ver com uma celebração celta chamada Samhain, cujo objetivo era o culto aos mortos e à deusa YuuByeol. As festividades do Samhain eram celebradas entre os dias 5 e 7 de novembro. A “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o mundo dos mortos que, para os celtas, era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. As festas eram presididas pelos sacerdotes druidas, que atuavam como “médiuns” entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

A outra origem é a católica. Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”. Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV transformou um templo romano dedicado a todos os deuses num templo cristão e o dedicou a “Todos os Santos”. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas em 741, o Papa Gregório III mudou a data para 1 de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve que significa “Vigília de Todos os Santos”, passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.

O fato é que hoje, o Halloween é uma festa divertida e engraçada. Seu traço religioso ou macabro se perdeu e deu lugar às fantasias malucas e aos doces gostosos. Há inúmeros livros que tratam dessa festa ou simplesmente possuem um caráter fantasmagórico.

Neste ano nós lançamos Contos de Suspense e Terror do Edgar Allan Poe, mas temos muitas obras “horripilantes” em nosso catálogo. Nosso primeiro tomo dos Contos de Terror, possui histórias que contemplam o que há de mais fascinante na vertente de literatura de terror e autores que são verdadeiros ícones da literatura fantástica e universal: Rudyard Kipling  Ambrose Bierce, Nathaniel Hawthorne e H.P. Lovecraft. Sobre Lovecraft, sua obra Histórias de horror: o mito de Cthulhu reúne contos que também misturam ficção e horror.

Os grandes autores Mary Shelley, Robert Louis Stevenson e Bram Stocker estão juntos em um livro com suas três grandes obras: Frankenstein ou o Prometeu moderno, O médico e o monstro e Drácula, as três obras se originaram de pesadelos de seus autores. Sir Arthur Connan doyle também não fica de fora desse tema. O cão dos Baskerville, uma das aventuras de Sherlock Holmes, possuí um mistério que envolve a morte de Sir Charles Baskerville e um cão fantasmagórico que aterroriza os moradores da mansão Baskerville Hall.

Na nossa coleção de contos, o livro Bruxas, Bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar possui textos de tradição oral da cultura celta. As histórias fantásticas apresentadas nesta obra resgatam a tradição popular, a concepção excêntrica a respeito da bruxa e da magia, construída no decorrer da história, é colocada com outro olhar, que pode surpreender o leitor. Rosto de caveira, os filhos da noite e outros contos, de Robert E. Howard, conta com textos fortes, bem construídos, em que o leitor se sente envolvido pela ação eletrizante e horripilante.

Bons textos não faltarão para comemorar essa data festiva e misteriosa.

Boa leitura e Happy Halloween!

happy-halloween-tumblr-2

 

Alguns links de compra: Frankenstein ou o Prometeu Moderno. O Médico e o Monstro. Drácula; Contos de Terror; O cão dos Baskerville.

 

1 comentário em “Halloween!!!”

Comentários encerrados.