Dostoiévski

Um dos maiores escritores russos de todos os tempos está no nosso catálogo! Fiódor Dostoiévski foi um grande romancista. Crime e Castigo, Diário do Subsolo, O Idiota e O Jogador são alguns de seus livros mais famosos e em sua maioria, relatam o cotidiano russo do século XVII.

A atualidade de seus romances se deve ao fato de Dostoiévski abordar o comportamento patológico dos seres humanos, a situação social e a realidade das camadas mais pobres da sociedade, tudo isso imerso em grandes tragédias humanas como assassinatos, loucuras e crimes.

Em Crime e Castigo, a vida do jovem Raskólnikov, um ex-estudante de direito e que vive pobre e angustiado, vira de cabeça para baixo quando ele mata uma agiota, de quem emprestava dinheiro. No romance, Dostoiévski relata os dramas psicológicos sofridos por Raskólnikov após o homicídio e a sua incapacidade de continuar sua vida após o delito.

Diário do Subsolo é considerada a primeira obra existencialista do mundo. Ela se desenvolve como um trecho das memórias de um empregado civil aposentado em São Petersburgo. A obra se divide em duas partes, a primeira “O Subterrâneo” e a segunda “A Propósito da Neve Derretida”. O personagem principal não revela seu nome ao leitor, ele vive amargo e isolado do mundo.

O Idiota traz o humanista e epilético Príncipe Míchkin, que é uma mistura de Dom Quixote com Cristo. Nesta obra Dostoiévski fala sobre o nacionalismo russo e o cristianismo eslavo.

Vale a pena se jogar nas obras desse grande autor. Suas temáticas, mesmo que do século XIX, se mantêm atuais até hoje.

Processed with VSCOcam with c2 preset

Encontre nossas edições nos links:

Crime e Castigo

Os Irmãos Karamázov