Mark Twain

Seu nome verdadeiro era Samuel Langhorne Clemens, mas ficou conhecido mesmo pelo pseudônimo de Mark Twain. Foi um grande escritor norte-americano e tornou-se famoso com dois romances: As aventuras de Tom Sawyer e a sua sequência As aventuras de Huckleberry Finn.

O nome Mark Twain foi retirado de um termo usado por barqueiros, que significa “duas marcas” na verificação da profundidade de rios.

Suas duas grandes obras marcaram a geração de 1870 americana. As aventuras de Tom Sawyer narra a história de Tom, um menino órfão que mora com sua tia Polly. Nesta obra Mark Twain utiliza o olhar ingênuo de uma criança para denunciar os preconceitos e a hipocrisia da sociedade. As aventuras de Huckleberry Finn surge como uma sequência, Huckleberry Finn, amigo de Tom Sawyer, vive inúmeras aventuras em uma balsa que vai pelo rio Mississipi. Este romance é considerado o marco fundador da narrativa americana, e foi um dos primeiros a registrar a fala comum de pessoas simples.

Para os fãs desse grande escritor, é possível visitar um museu todinho em sua homenagem. O local do museu é a casa onde Twain e sua esposa viveram de 1874 a 1891 (em 1891 Mark teve que vender sua casa por motivos econômicos) e fica localizada em Hartford, capital do estado de Connecticut. O museu possui visitas guiadas e embora nenhum dos objetos encontrados na casa tenham pertencido ao escritor, é possível se sentir na época em que Twain viveu, os ambientes foram recriados baseados em fotos e documentos que pertenceram a ele.

Para quem se interessar, o museu possui um site oficial contando um pouco de sua história: Mark Twain House

 

Processed with VSCOcam with q8 preset

(11) 3672 8144 – Grande São Paulo
0800-558144 – Demais localidades
Rua Alegrete, 62 - Sumaré
São Paulo/SP, 01254-010