Top 5 – Incríveis protagonistas femininas

A literatura mundial é recheada de personagens incríveis! E eles estão presentes em todas as épocas desde que o homem desenvolveu a capacidade de escrever.  Podemos citar vários exemplos aqui, como Odisseu de Homero, Candido de Voltaire, Peter Pan de J. M. Barrie entre muitos outros.

Neste post, resolvemos fazer um passeio pela literatura mundial através das cinco protagonistas mais fortes do nosso catálogo. É claro que nossa lista foi baseada na opinião de nossa esquipe, o que não significa que não há mais que cinco, ou outros nomes de personagens maravilhosas que poderiam fazer parte dessa relação.

 

0475607d758275f19e2a925fea9ab60f5º lugar

Lady Macbeth (A tragédia de Macbeth) – é uma das personagens principais na tragédia de Shakespeare, esposa do nobre escocês Macbeth. Uma mulher forte, poderosa e persuasiva, Lady Macbeth convence seu esposo a matar o rei Ducan, o então rei da Escócia, e desta forma ela e seu marido assumem o reinado.

 

margaret-smiling-party4º lugar

Margaret Hale (Norte e Sul) – Embora tenha sido criada para ser uma dama perfeita, Margareth sonha em viver nos campos, sob o céu azul. Porém ela é forçada a se mudar do sul campestre para o norte industrializado e lá vê as mazelas das fábricas e de seus trabalhadores, reflexos da Revolução Industrial. Elizabeth é solidaria a condição desses homens e mulheres. Além de se tornar amigas deles, ela assume o papel de mediadora entre o dono da fábrica e essas pessoas sofridas.

 

127258post_foto3º lugar

Capitu (Dom Casmurro) – Uma mulher forte e nas palavras de seu próprio ex-marido, Bentinho, possuía “olhos de ressaca” que o tragavam. Durante boa parte da obra de Machado de Assis, Capitu é acusada de adultério por Bento, que também é o narrador da obra, o que deixa claro para o leitor que a realidade da história será pautada pela visão dele. Capitu é uma personagem forte e envolvente. Passa todas as criminações de Bento de cabeça erguida e após o ápice da loucura de seu ex-marido, Capitu cria sozinha seu único filho.

 

Elizabeth-keira-knightley-as-elizabeth-bennet-10470495-1250-8202º lugar

Elizabeth Bennet (Orgulho e preconceito) – Uma moça ousada, inteligente e firme em suas convicções. Lizzy é capaz de recusar um casamento com o herdeiro de todos os bens da família por simplesmente não amá-lo (além do fato de o jovem Mr. Collins ser um perfeito tolo). Ela só aceita casar-se com Mr. Darcy quando vê nele um homem justo e integro, e não o esnobe que ele aparentava ser.

 

janeeyre1º lugar

Jane Eyre (Jane Eyre) – Esta personagem de Charlotte Brontë é a personificação da mulher independente. Apesar da infância difícil e dos muitos desafios que enfrenta em sua vida adulta como governanta, sem contar o relacionamento altamente conturbado com seu empregador, o Sr. Rochester, Jane mostra que as mulheres da época eram capazes de trabalhar, sonhar e ter uma vida digna, com ou sem marido.